No fundo...Feliz Ano Novo



Repassando este ano que finda, para mim não foi bom nem foi mau. Foi…nem sei.
Não aconteceu nada de terrível, mas também nada de extraordinário que me tenha feito pular de excitação ou alegria.

Assim em modo flashback, acho que o que mais me marcou foram problemas familiares (extra aqui a malta de casa), os pouquíssimos dias de férias que consegui passar no meu local de eleição, a terra dos papás. Mas este ano foi completamente atípico, porque as minhas habituais companhias não estiveram lá comigo. A C. só foi depois de eu já ter voltado a Lisboa, o G. e a C. não vieram de França e o L. andou a trabalhar, pouco tempo tinha para mim, mas ainda se arranjou qualquer coisinha.

Tive uma grande desilusão com o G. Aceitei que ele tenha ido atrás do amor dele, da vida dele, mas não aceito o facto de me ter excluído da vida dele, sem sequer me dizer nada. Éramos como irmãos, não compreendo o que vai naquela cabeça.

Foi pois um ano de muito trabalho, ali no duro a ajudar o meu pai. Estou uma mestra de obras e tanto.

Só espero que 2010 me traga uma mudança, mas algo de bom. Para mudanças más já me bastaram as da última década.
Quero apenas que se mantenha a saúde que felizmente apesar dos problemas do passado, tem sido de ferro. Que se mantenha também o amor entre o pessoal aqui de casa e se algum moço se quiser chegar à frente e conquistar o meu coração, também aceito! Que se mantenham estes amigos fantásticos que tenho, que mesmo à distância e sem nos vermos muitas vezes, estão sempre lá para mim e já agora, se fizer uns novos também são bem vindos.

Que 2010 seja um bom ano para todos, porque cheira-me que de uma maneira ou de outra, todos nós estamos a precisar!

 Feliz 2010!


Há gente com jeito para a coisa

O meu adorável viciador em músicas, o L., mandou-me mesmo à pouco o link para este video e como já era de esperar, fiquei vidrada nesta música. Não sei se é a letra, não sei se é o acústico, se tudo junto, mas adorei. E o trabalho é todo desse jovem, ele canta, ele toca, ele faz a segunda voz, a letra, os arranjos. É amigo do L.




E eu adoro tanto que gosto de partilhar convosco. Have fun people!

[Esqueci-me de mencionar que às vezes é preciso um bocadinho de insistência que o video não dá muito bem, mas depois passa.]

Pergunta a que ninguém me responde Nº4

Porque é que em Portugal somos um mariquinhas e o campeonato nacional de futebol pára duas (se não forem três) semanas?

Heartless People

Há pessoas que tudo fazem para se livrar dos mais idosos. Vamos nestes termos falar dos pais.

Querem tê-los porque dá jeito, mas não querem trabalho. O dinheiro da fraca reforma sabe-lhes que nem ginjas, mas o raio do Alzheimer do velho dá-lhes cabo do juízo e ainda não existe o velhão onde os largam.

É por isso que existem os lares ou casas de repouso, como lhes queiram chamar. Nos dias de hoje será bastante inevitável que os nossos avós, pais e um dia nós próprios, não venhamos a ser residentes destas tão úteis casas.
É certo que há por aí de tudo um pouco, os bons, os maus e os péssimos lares. Por isso, é que se deve procurar com tempo e muito bem.
Mas depois não é despejar ali e abandonar, há que pagar, há que auxiliar, há que visitar, que continuar a amar.

A minha avó - que é a única que me resta dos quatro avós possíveis, e já tem 93 anos - teve de ir para um lar. Faz por estes dias um ano, que ela lá está e é super bem tratada. Está com Alzheimer em ultimo grau, mas medicamentada consegue ter momentos de muita lucidez. Bastante debilitada, ainda tem por vezes as suas tão características graças.
É mãe de quatro filhos, dois rapazes e duas raparigas, mas neste momento é nos rapazes que se apoia. As filhas usaram-na como lhes conveio toda a vida e abandonaram-na à sorte no hospital, na época de Natal.
É com vergonha que aqui digo que tiveram de ir a tribunal para as obrigar a contribuírem para o lar da mãe, que pouco a vão ver, que não perguntam a ninguém como ela está, até porque uma delas não fala com os irmãos e que nada mais por ela fazem.

O meu pai vai lá todos os dias dar-lhe o jantar, porque de outro modo ela já nem isso comeria, devido à doença. O meu tio também auxilia no que pode e trata dos assuntos burocráticos.
A minha avó recebe neste momento o amor dos filhos homens, de uma nora que o é por segundo casamento e desta neta que nem nunca recebeu muito amor por parte dela. Os filhos daquelas senhoras anteriormente mencionadas é que sempre foram, e dito nas palavras da minha avó “os meus filhos mais novos”, pois ajudou a criá-los.

Mas nem isso me impediu de ontem, com aquela chuva, com aquele frio, com aquele vento, ir visitá-la, dar-lhe um beijo e dizer-lhe: “Gosto de si avó, Feliz Natal”.
Hoje estou aqui a fungar agarrada ao lenço de papel, já tomei um Griponal e vou beber um leitinho bem quente com mel, mas com a alma bem quentinha, porque sei que nada me pesa e que tenha ela feito por mim ou não, tenha ela todos os defeitos, tenha ela feito coisas pouco abonatórias para a minha consideração, tenha ela sido menos boa sogra para a minha mãe, existam tantas e tantas historias que eu já me apercebi que nem sonho sobre o passado desta família e da relação com a minha mãe…ela é minha avó e os meus pais deram-me uma óptima educação.

E custou ver os outros velhotes sem uma única visita neste dia que devia ser o da família.

Blog da semana...wow!

É que sou o blog da semana no blog do Markekas!

Estou para lá de surpreendida e vá, confesso que bastante aparvalhada. Nunca me tinha acontecido tal coisa, se bem que aqui o cantinho também tem pouco tempo.

Pode ter sido devido ao facto de o próprio ter confirmado que "tou meio com os copos", mas mesmo assim, OBRIGADA Markekas.

Saga de Natal VII

Os presentes!


Foram duas semanas a comprar presentes, a embrulhá-los, a colocá-los estratégicamente debaixo da àrvore, a esconder alguns até à ultima hora - para evitar serem abanados furiosamente pela minha mãedrasta, que nesta época é pior que a canalha - para em poucos minutos ser tudo um monte de papel de embrulho para ali espalhado num canto da sala. Puff!


Saga de Natal VI

Os preparativos!
Hora de encostar a barriga ao fogão e fazer a comidinha. Os doces, o bacalhau, as batatas, as couves, a carne, o arroz, as filhoses, as fatis douradas, a salada de frutas...nham nham!
Resultado final: tudo delicioso, mas eu cansada com uma queimadura num braço e um dedo cortado...mas a barriguinha cheia.
A mesa está que é um mimo!

É o belo do...

... Feliz Natal !
É o primeiro deste blog e por isso partilho aquele mar de desejos bonitos que toda a gente anda a ditar por aí fora.
Para quem ainda tem uma aventura por esses centros comerciais, força aí! Não desanimem.
Para quem, como eu, já comprou tudinho e agora adora os presentes debaixo da arvorezinha, muito bem!
Para todo o mundo: Boas Festas! Que possam nem que por breves instantes sentir o calor dentro do vosso coração.

Um excelente natal para todos  =D

Saga de Natal V

A distribuição de prendas pela família.
Aqui em casa como no ultimo ano, e a par da crise, fomos entalados com umas certas pessoas, este ano as prendas foram muito seleccionadas e tirando a malta aqui de casa, apenas algumas crianças foram premiadas.
Começou então no Domingo a distribuição das prendas. O meu querido tio vai fazer o favor de levar as minhas prendas para a minha afilhada e para a irmã desta. Para a minha prima, filha dele, também lá ficou um miminho.
Amanhã já está  marcada mais uma visita, desta feita a uns tios da minha mãedrasta. Depois disso, sobram as prendas de mais dois pequeninos.
E pronto, acaba a fase eu-é-que-sou-o-Pai-Natal!

And the Winner is:



  Lionel Messi 

Quem me conhece sabe que não morro de amores pelo Cristiano Ronaldo e que queria mesmo que fosse o Nel a ganhar. Ora, a vontade foi-me feita (ao menos isso, por estes dias) e aqui está ele que é também o primeiro argentino a vencer o FIFA World Player of The Year e o quinto jogador do Barcelona a conquistar o ceptro de melhor do mundo. Merecidissimo!

Mas este não foi o unico prémio da gala e nem só os homens brilharam.

- Melhor jogadora de 2009:  Marta, a actuar no Santos por empréstimo do Los Angeles Sol, consegue o quarto título consecutivo.

- Prémio Puskas da FIFA (que consagra o melhor golo do ano):  Cristiano Ronaldo, golo frente ao F.C.  Porto, pelo Manchester United para a Liga dos Campeões.

- Onze FIFA de 2009:  Casillas (Real Madrid/Espanha), Dani Alves (Barcelona/Brasil),Vidic (Manchester United/Croácia), John Terry (Chelsea/Inglaterra), Evra (Manchester United/França), Xavi (Barcelona/Espanha), Iniesta (Barcelona/Espanha), Gerrard (Liverpool/Inglaterra), Ronaldo (Real Madrid/Portugal), Fernando Torres (Liverpool/Espanha) e Messi (Barcelona/Argentina).

Para o ano há mais!

Eles vêm aí

São 16h42 e acabei de ver uns carros na auto-estrada com aquelas luzinhas no tejadilhos ligadas. Depreendo pois, que era a polícia. Não só tenho uma linda vista sobre o rio, como ainda vejo a ponte Vasco da Gama e um bocadinho da A1.
Atrás deles uns autocarros, o trânsito está a ficar lento, ora seja, os Super Dragões então a entrar em Lisboa.
Escondam-se em casa, enfiem-se debaixo da cama, fechem as portas e janelas ou façam como eu, vistam o casaco para irem dar uma voltinha até ali (que está quentinho na rua, ui se está) e façam um sorriso enorme.
Bamos inbadir isto tudo, carago!!! xD

[Vamos só esperar que o sorriso se mantenha pela noite dentro. E não, não vou ao antro vermelho ver o jogo, que a Sportv custa dinheiro e serve mesmo para isto, além disso em casa está mais quentinho. Tenho é mesmo de ir ali levar prendinhas. É Natal.]

Fenómenos inexplicáveis

Alguém me explica qual é a graça da cabeça de uma gata com um laço espetado?
É que anda aí uma loucura com o raio da Bicha Kitty - mais uma que foi baptizada - que quase não há loja que não venda qualquer coizinha com o focinho da bicha.
É roupa, telemóveis, cadernos, blocos, agendas, diários, relógios, canetas, gorros, fios, pulseiras, brincos, máquinas fotográficas, ténis, triciclos, maquilhagem, elásticos, ganchos,...baaaaaaaahhhhh.
Já não posso ver a bicha à frente e ter de comprar uma prenda para a afilhada de 8 anos, também não ajuda. Recusei-me a comprar fosse o que fosse da bichana, até porque nem sei se a miúda gosta dela ou não e bem que vou ficar na ignorância.
Agora dei-me ao trabalho de fazer uma pesquisa e encontrei coisas de bradar aos céus! A saber:




Hello Kitty Slender Shaper
Um cinto de exercícios, poupem-me!



Cuecas de homem
De homem, não. Que se me aparecesse um assim à frente, não era homem que lhe chamava.




Torradeira Hello Kitty
Já não bastava a cara do animal por fora, ainda aparece na torrada, que diga-se para isso não fica lá muito bem torrada.




Ponteira de tubo de escape.
Aqui pára tudo. Meter a bicha num carro é que não. Que mau gosto.


E depois a loucura ainda é maior, quando se olha para meninas já bem grandinhas e andam Hello Kitty dos pés à cabeça e guincham que nem doidas no meio da loja por causa de umas luvas "Olhaaaaaaaaa, tãoooooooooo fofiiiiiiiiiiiiiiiiiii, tem a Kittyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy. Queria tantoooooooooooooooooo"

Não há paciência!

Saga de Natal IV

E depois temos o belo do Natal dos hospitais e afins, onde passa tudo o que é artista, principalmente os nossos queridos pimbas, que toda a gente canta. Passam por alguns grupos menos conhecidos, raspam nas boys e girls bands, onde há sempre um/uma que canta e os outros/outras abanam-se.
Os apresentadores que são sempre a prata da casa (ou os mesmos parolos que já ninguém pode aturar) e pelo meio vão aparecendo alguns rostos do canal, com as habituais mensagens de natal.
Junta-se a isto algum humor, senão era o tédio pegado e acaba-se a festança com o Tony Carreira, que é uma delicia.

É o Natal, pronto!

Saga de Natal I, II e III

Ainda era o inicio de Dezembro e já as lojas anunciavam o Natal e as promoções. Uma pessoa já não podia comprar nada que não perguntassem "É para oferta?".
O tempo foi passando e agora que se aproxima a passos largos, é ver a malta a circular pelos centros comerciais, as lojas a encher (até aquelas em que nunca se vê ninguém), as crianças a chorar baba e ranho e a gritar "Mas eu quero aqueleeeeeee", os pais a disfarçarem, a musica das Leopoldinas e das Popotas a toda a hora, as filas na caixa, etc etc etc.
Também já se veêm as luzinhas de Natal, as àrvores gigantes, os Pais Natais de rua e dos centros comerciais, e os presépios nas rotundas.

E sem esquecer o tradicional circo de natal, que monta a tenda por esta altura, com os palhaços, os malabaristas, os animais e as actuações para os grupos e publico em geral. E que depois começa a passar também na televisão naqueles horários em que não sabem muito bem o que mais dar.

Depois também é a época dos jantares de Natal das empresas, dos amigos, dos colegas de escola, das turmas de faculdade, dos cursos. E as habituais festanças fim de semestre, que vão sempre pela noite dentro, numa discoteca perto de...quem por lá esteja!

Coisa estranha

Serei só eu que ontem ao vaguear pelo supermercado, quando dei de caras com estes chocolates

me lembrei logo disto?


Eu já tinha uma aversãozinha aos chocolates da Dove, porque me lembravam os sabonetes. Agora estes?
Façam lá umas pesquisas de mercado antes de batizarem os vossos chocolatinhos. Pode ser? Agradecida.

Pergunta a que ninguém me responde Nº3

Porque é que o Jorge Jesus tem aquela maneira tão estranha de falar, que parece que está sempre com azia e vai arrotar a qualquer momento?

Porque é Natal

E pronto. Resolvem atirar-te em cara um pequeno deslize, daqueles que cometes muito raramente, que não é nada de especial e que não fazem mal a ninguém. E por segundos decides que ías ficar de boca fechada, mas de repente sai-te uma resposta. Uma resposta que não tem nada de mal e que até é a verdade. Para evitar que se torne uma tragédia grega, ficas por aí e viras costas.
Mesmo assim fica tudo amuadinho. Vais à tua vida, fazes o que tens a fazer, mas ficas ali triste no teu cantinho, porque sabes bem que a culpa não é tua. É tudo fruto de preocupações que não são contigo, com as quais não tens nada a ver. Foste naquele momento o elo mais fraco! O saco de pancada que estava mais à mão. Entendes que estejam preocupados, desgostosos, aflitos, receosos, mas a culpa não é tua.
E continuas no teu cantinho. Mas gostavas que de vez enquando, em vez de te chatearem com pequenas coisas em que falhas, reconhecessem aquilo em que acertas e o esforço feito por isso. Sem grandes ondas, porque até nem gostas de muita festa.
Neste momento bastava deixarem-te viver a tua vida, não te chatearem e verem que também estás ali.
Acabas por te calar, porque é natal há que evitar chatices. Acabas por continuar no teu canto, porque é natal. Acabas por não intervir, porque é natal. Porque sabes que é uma altura critica para todos. Porque sabes que há acontecimentos à porta.
Mas porra, custava lembrarem-se que também te custa?

Tá Rolando Um Lóvi

Acabei de ver isto na televisão e não resisti a vir aqui partilhar com vocês, minha pobre gente que não tem acesso a uma televisãozita a estas horas.



Tá rolando um quê?! Sabemos que os brasileiros têm uma horrivel pronuncia quando falam inglês, mas estes podiam estar tão caladinhos.  MEDO!
Parabéns Mãe!

[Sei bem que hoje me podes ouvir. Beijinho]

Mesmo que tomada pelo Alzheimer, nunca me vou esquecer:



Da minha infância.
Foi uma infância feliz. Fui durante 9 anos a filha mais nova, o mesmo número de anos a neta mais nova do lado da familia paterna e durante 3 anos a neta mais nova do lado da familia paterna.
Não tive o mundo, mas os meus pais sempre souberam dar-me o que me fazia falta, principalmente amor.
A casa onde cresci, era como um castelo para mim. Tenho episódios fantásticos que ainda hoje o meu pai conta, onde fazia coisas que não lembravam a ninguém, e outros que apenas agora passados alguns anos tive coragem de contar.
Mas fui muito feliz. Vivi numa época em que não pediamos Playstations no natal e nem sabiamos o que era a internet, mas era feliz à minha maneira.
Nunca realmente acreditei no Pai Natal, pelo simples facto de que achava impossivel ele passar na minha chaminé.
Levei alguns tau-taus por ser irrequieta e por fazer algumas birras. Tive uma unica Barbie e uma boneca de trapo que ainda hoje guardo (claro que tive mais bonecas,  mas estas marcaram-me).
Fui menina que se fartou de brincar com carrinhos, que o meu pai me trazia do trabalho. Andava sempre atrás dele, daí o meu amor por automóveis.

Quando tiver filhos, espero poder dar-lhes o amor e a felicidade que tive. Espero que eles um dia recordem a infância com o mesmo carinho que eu.
"Se não tiveres nada de urgente para fazer, passa ali a roupa da M. a ferro e depois como tens muito jeito para isso, arrumas tudo no saco que onde a roupa veio"

E eu que jurei a mim mesma que não tocava numa peça daquela roupa, que quem tinha tempo para ir de fim de semana prolongado também tinha para tratar da roupinha.
Quem me manda a mim ser boa pessoa, até gostar de passar a ferro e não conseguir ver as outras pessoas a fazerem esforços quando eu até que posso fazê-los por elas!

Quem disse que o Domingo é o meu dia favorável, hum????

É coisinha para me irritar nº 4

"Levanta-te lá que senão juntas o pequeno-almoço com o almoço."

 
Detesto que me acordem a dizer isto!

E depois? É Domingo é suposto ser o dia em que se pode dormir até mais tarde. E além disso eu nunca juntei o pequeno-almoço com o almoço. Ou como menos para depois almoçar ou almoço logo.

Às vezes dá-me assima sensação de que os meus pais não me conhecem!