29.7.1995


Foi o dia em que morri. Foi o dia em que renasci. Foi o dia em que vos perdi. Foi o dia em que me perdi. Foi o dia em nada voltou a ser igual. Foi o dia em que tudo começou. Foi o dia em que tudo acabou. Foi o maldito dia. Foi o dia que nunca devia ter acontecido. Foi o dia. Foi...

Certinho direitinho

Foi acabar o mundial de futebol, chegaram os fogos! Pelo que ouvi agora nas noticias a coisa está feia, mas assim que acabou o mundial, no dia seguinte falou-se logo em fogos pelo país. Todos os anos é a mesma coisa e este ano até no inverno aconteceu.
Filhos de um cão raivoso estes gajos que andam a atear fogos, porque é a única explicação para um fogo começar às 3h da manhã! Era amarrá-los a um pinheiro e pegar-lhes o fogo!

Hoje estou assim um bocadinho para o radical. Deve ser do fresquinho que se faz sentir!

Mesmo que tomada pelo Alzheimer, nunca me vou esquecer:


Dos meus avós! 
E hoje é o Dia dos Avós! Dos quatro avós a que toda a gente tem direito, eu já só tenho a avó paterna. Tem 93 anos e está num lar. Damos-lhe toda a assistência que podemos, mas ela já pouco interage connosco.
Mas de toda a minha vida, não é dela que tenho as melhores memórias. É aliás dos meus avós maternos que mais me lembro, principalmente do meu avô A.
Lembro-me da calma dele, do sorriso permanente, do ensinar-me sempre qualquer coisa e de me ir buscar leite de cabra, à noite, para o meu Nestum do jantar. Aquele gesto era tudo para mim, fazia-me sentir o cento da casa.
Era na casa deles que ficávamos quando íamos à terra. Era a casa onde cabia sempre mais um, onde passei sempre as minhas férias, até que a vida nos trocou as voltas. Passávamos juntos apenas no máximo um mês, mas eu adorava-os. A minha avó era mais complicada, mas ainda assim uma graça. Lembro-me por exemplo de um dia, em que fomos dar com ela a rir-se sozinha e ao perguntar-mos o que se passava, ela dizer com toda a naturalidade "Então é o senhor da televisão que se está a rir para mim e eu ri-me para ele."
Os meus pais nunca nos "largaram" em casa dos avós, para irem a lado nenhum, nem que fosse para trabalharem. Sempre fomos com eles e eram eles que cuidavam de nós, mas sei que o contacto com os meus avós foi importantíssimo para mim. E hoje sinto-lhes a falta, um pouquinho mais.

Pergunta a que ninguém me responde Nº8

Como é que uma Volta a Portugal que não passa de Lisboa para baixo, tem um nome deste? Não devia ser tipo "Volta a meio Portugal"?


O doce veneno do escorpião

Estão a ver isto? Passou a filme aprovado pelo Ministério da Cultura brasileiro e estreia no Brasil em 2011, tendo como protagonista a bela Deborah Secco.

É um avião? É o Cristiano Ronaldo? Qual quê? É o polvo, outra vez!


Pois que o bichano continua a dar que falar e depois de o Zoo de Madrid ter mostrado interesse em adquirir o bicho e de também ter sido cobiçado nos mercados financeiros, eis que vem uma sociedade russa de apostas desportivas na internet, a querer comprar o Paul. Parece que os russos estão dispostos a dar 77 mil euros ao aquário de Oberhausen, pelo molusco. É o mercado de transferências no seu auge.
E se a malta fizesse uma vaquinha e comprasse o bichinho para ser o novo primeiro-ministro de Portugal, hum? É que sempre se confia mais nele do que num Sócrates que não previu a crise, num Teixeira dos Santos que também não a viu a chegar, num Vítor Constâncio que não viu as trapalhadas no BPN, BPP, BCP e afins e noutros que tais.
Vá lá pessoal, vamos a isto. Eu dou já assim de caras, ora deixa cá ver, 1 euro. Pronto!

Vamos o quê?

Recebi um mail na sexta-feira com o titulo "Vamos pôr a palavra Mudasti no dicionário". Ora o que é isto? Muito simples. Como já devem ter notado anda para aí um anuncio do Nestea, para a malta se juntar ao Movimento Mudasti no Dicionário. Eu fui ao site e entre outras coisas, vi que há uma secção chamada Lixionário, em que a malta vai lá e escreve palavras que achem completamente estúpidas e inúteis, para que a palavra mudasti tenha assim mais espaço para si. E não é que aquilo já lá tem umas quantas palavras que não lembram ao diabo? Já me fartei de rir, porque as pessoas têm de explicar o motivo de terem escolhido tal palavra. Ficam aqui alguns exemplos:


- Antino
Definição que se encontra no dicionário - adj: que contém flores
Justificação original para explicar a palavra: Se é para pôr flores, é vaso, jarro ou canteiro. Antino não faz falta.

- Merdícula
Definição que se encontra no dicionário - que se desenvolve nos excrementos, diz-se especialmente de uma formiga que põe ovos em bostas.
Justificação original para explicar a palavra: Pensei que para isso já tínhamos a palavra políticos.

- Púrrio
Definição que se encontra no dicionário - Bêbado
Justificação original para explicar a palavra: Já basta estar bêbado, não é preciso chamar nomes.

Meus amigos isto até é giro e tal, mas tenham lá juizo. Isto com o acordo ortográfico já ninguém percebe nada, tenho para mim que o acordo foi criado por alguém que não sabia escrever "acção", "direcção" e outras palavras que tais, então vai de inventar que a partir de agora vai ser assim sem como eles querem. E depois criou aqueles momentos em que os pais vão tentar ajudar os filhos com o tpc e pensam "Oh não, o meu filho é uma nódoa a português! Tantos erros!" e afinal não.

Não amar

Dei por mim agora mesmo a pensar nos meus  dois últimos ex-namorados. E cheguei a uma conclusão: não tenho saudades nenhumas deles.
Quando penso neles, só penso "Onde é que estavas com a cabeça, miúda?". Eram giros, certo. Mas eram tão broncos, caraças. Mas diz que o amor é cego e olha, caí nele. Mas felizmente abri a pestana muito a tempo, e chutei-os para canto...não, para fora do estádio!
Nem sequer me recordo assim de um grande momento que tenha passado com qualquer um deles, daqueles que ficam para sempre, mesmo quando o amor passa. Lembro-me mais do ramo de rosas que outro namorado que tive (que durou uma semana) quando tinha 14 anos me ofereceu, do que daqueles dois palermas.
Nos entretantos, já tive uma coisa aqui e outra ali, mas nunca mais amei homem nenhum.
É verdade, constatei agora que não estou apaixonada por ninguém. Olha que bom!

Constatações do Mundial #6


1. Como li algures, "nunca tão poucos valeram tanto". Bastaram os últimos quatro jogos a ganhar por apenas 1 a zero, para a Espanha se fazer campeã. A mim teria-me chegado resultados assim a Portugal.

2. A Espanha foi um todo, não andou a viver da fama de um simples jogador, embora se tenha dado alguma atenção ao Torres e ao Villa, mas o Villa correspondeu bem e o Torres nem tanto, mas no jogo contra Portugal até estava a desempenhar bem o seu papel, estorvando os nossos defesas.

3. Grande Uruguai! Fiquei fã desta equipa, foram os últimos da América do Sul a se apurarem para o Mundial, eram considerados das equipas mais fracas de lá e tomem lá, quarto lugar para eles. Tenho para mim que se os jogos com a Holanda e com a Alemanha, tivesse mais 15 minutos, ainda tinham empatado aquilo. Jogaram sem medos, praticamente de igual para igual. Forlán marcou dos melhores golos da competição.

4. A Holanda e a Alemanha foram bastante regulares e têm equipas muito tácticas e fortes. A Holanda foi mesmo a única equipa só com vitórias, até à final. Perdeu o único jogo que não poderia perder.

5. A vitória da Espanha, a determinação do Uruguai, o ter ouvido alguém dizer "a Holanda não tem um grande nome, como Portugal tem o Cristiano Ronaldo", o facto de a Alemanha e a Espanha até terem perdido um jogo na fase de grupos e tudo o mais, no final do jogo da final só me fez pensar "Que tristeza". A nossa selecção tem os jogadores que tem, as facilidades que teve, o apoio que teve e não fizeram nadinha (continuo a achar que aquele jogo com a Coreia foi uma sorte do caraças termos conseguido marcar os 2 golos primeiro, porque os coreanos estavam a malhar-nos ao inicio do jogo). Isto aliado ao estado das finanças, do desemprego e tal e tal, só nos torna ainda mais deprimidos. 

6. O que é que eu vou fazer agora, hum?? É que estava habituada a um joguinho por dia e agora puff, acabou-se. Vou ter de examinar o que se anda por aí a passar na Sportv e na Eurosport. Para já parece-me que me vou dedicar ao Tour e à Taça Davis.

Agora deixo-vos com os maiores do Mundial:

- Melhor jogador: Diego Forlán - Uruguai
- Melhor marcador: Thomas Mueller - Alemanha
- Melhor Guarda-redes: Iker Casillas - Espanha
- Prémio FIFA Fair Play: Espanha
- Melhor jogador jovem: Thomas Mueller - Alemanha
- Melhor adepto: Super herói de bigode - Portugal
- Maior beijoqueiro: Diego Armando Maradona e Iker Casillas xD

Y Viva La España

A Espanha ganha o Mundial, a malta emociona-se e a Sarita ganha duas beijocas em directo. O amor é lindo e não tem barreiras!

Fantástico

Reparei agora que só tenho 2,97€ no telemóvel, coisa que me vai durar até Agosto de certezinha. E constatei que não carrego o bicho desde 21 de Agosto de 2009, data em que fui obrigada a comprar o telemóvel que hoje tenho, visto que o anterior lhe deu um pifo dos grandes e de um momento para o outro ficou com o ecrã totalmente preto. Funciona, eu é que não vejo nada.


Pelo meio disto tudo, passou o final de verão em que tive de informar os demais interessados de que tinha chegado bem a casa. Depois uma ou outra comunicação, o Natal e o Ano Novo. Aniversários de pessoal importante. Um parvo ou outro que não ficou sem uma bela resposta. Uns telefonemas para o pai e para a mãedrasta. A compra de dois toques catitas para o animal electrónico. Combinações de saídas com a maltinha. Ando so on...
Se o Sócrates fosse tão poupadinho como eu, estávamos a nadar em dinheiro (apesar de ainda assim, a minha conta bancária ser uma pobreza). Não vivo para o telemóvel, isso é certinho!

Eu gosto é do verão...


E foi assim que passei umas horitas da minha tarde de ontem. Deitada no chão, a olhar para um imenso céu azul, com uma brisa fresquinha a percorrer-me o corpo e o meu adorável cão a ressonar ao meu lado. E de vem em quando lá passava um avião.
Eu amo o verão!

Run Paul, run!

Amigo polvo se precisares de asilo, conta comigo!
Até um polvo percebe mais de futebol do que o Queiroz. Que tristeza!

Senhoras e senhores, apresento-vos Paul, o polvo


E não é um polvo qualquer, é o polvo que tem até agora acertado em todos os resultados da equipa Alemã. É verdade, até quando perdeu com a Sérvia o bicho acertou. E como é que ele faz isto? Simples.
Ora o bom do Paul habita no aquário Sea Life, na cidade alemã de Oberhausen onde os seus tratadores põem duas caixas de plástico com comida, sendo que uma tem a bandeira alemã e a outra com a do adversário.
O que está a pôr os alemães com os nervinhos em franja, é que o molusco vidente na terça-feira passada se atirou ao mexilhão da caixa com a bandeira da Espanha. Pois é amigo Paul, eu se fosse a ti começava a dar ao tentáculo, porque me cheira que de uma maneira ou de outra, vais acabar em qualquer coisa como isto:



Boa sorte Paul!

Fenómenos do verão

O aparecimento de toda uma panóplia de cantores populares, aka pimbas.
Quem se der ao trabalho de (ou tiver tido a triste ideia de ligar a tv enquanto toma o pequeno-almoço) por esta altura do ano, ver os programas matinais da televisão nacional, fica logo a conhecer uma catrefada deles.
Emanuel, José Malhoa, Nel Monteiro...estão lá todos, acompanhados sempre por umas bailarinas que podem ser os maiores camafeus de cara, mas desde que tenham o rabo e as mamocas de fora, ninguém olha para mais nada.
Quanto às meninas "cantoras", mexem-se menos, porque cansa muito fazer playback e dançar ao mesmo tempo. Mas temos para todos os gostos, loiras, morenas, altas, baixas, mais gorditas ou mais esqueléticas, bonitas ou não, o que interessa é a roupita. Muito bad fashion, curtíssima, decotadíssima e tudo o que acabe em -íssima (como feíssima, por exemplo).
As musicas têm qualquer coisa como um ou dois versos, o resto é encher chouriços com o refrão que tem sempre de ter algo de teor sexual, dou um exemplo:

"Eu refilei e então ele deu-me duas, deu-me duas, deu-me duas
Eu refilei de novo e ele aí deu-me três, deu-me três, deu-me três"

São assim coisas do género e piores um pouco. Eles bem tentam ter tanta piada como o grande Quim Barreiros, mas ninguém consegue chegar lá. Aquilo são muitos anos a virar frangos!
E não me venham com "ai eu não gosto nada de musica pimba, nem conheço", que depois toda a gente dança e canta no bailarico. Toda a gente sabe!

Frases de mosaico 5.0

Quem tudo quer, ...ou lhe sai depressa o euromilhões ou tem muito que trabalhar!
Se eu pudesse estar noutro sitio que não onde me encontro, não seria numa praia, pois que não. A esta hora não se deve aguentar em praia nenhuma. E eu nem gosto muito de água salgada.
Era aqui que me estaria a banhar. Água limpinha, uma bocadinho de areia, frescura, uma vista linda e com alguma sorte,  teria tudo isto só para mim. Oh férias, quando é que vocês chegam?

Já cá faltavam as novelas

Com isto tudo do mundial, já me andava a bater a saudade das belas e intermináveis novelas do mundo do futebol. Havia umas quantas questões na minha cabeça que ansiavam por resposta:

- Para onde é que vai o Eduardo?
Sim, porque se o Braga assinou com o Quim, e tem la mais uns, o Eduardo devia ir para algum lado. Depois do que fez no mundial, ainda ia mais rápido. O que me deixava mais descansada é que o benfas já tinha contratado um guarda-redes e renovado com o Moreira. Para aqueles bichos ele já não ia. Está quase confirmado, vai para Itália!

- Não havia ninguém a virar casacas este ano?
Ora aí chegou a resposta, João Moutinho está no FCP. É disto que eu gosto no meu Porto, fazem negócio sem terem de andar a apregoar aos sete ventos, que é como quem diz, aos jornais todos. Se é bom ou mau, logo se verá, mas a meu ver não será muito mau. O Moutinho sem ser extraordinário, bem trabalhado dá ali um bom jogador.

- E assim daquelas chatices "Ai porque sempre disse que eram o clube do meu coração, mas agora já estou farto de vocês e quero é ir ganhar dinheiro para outro lado"?
A minha memória anda cheia e fraca, agora assim de momento só se for o Izmailov que parece que diz que também quer ir para o FCP. Oh pah, é deixá-lo ir, o moço era do mais jeitosinho que o Sporting tinha o ano passado.

Mas agora faltam as tão maravilhosas pré-épocas, com os torneios da treta, e com os bandos de jogadores que toda a gente sabe que depois são para pôr a andar, porque ninguém precisa de trinta e muitos jogadores no plantel. E aquelas saídas de ultima hora do género "não, ele não sai nem por nada...Oi? 40 milhões? Vendido ao senhor da mesa do fundo". Ainda estou à espera de algo deste género em relação ao David Luiz, ao Luisão ou ao Coentrão.
E umas quantas movimentações no estrangeiro também, que lá porque a novela Inter-Mourinho-Real foi mais uma mini-mini série, ainda tem de haver alguma coisa. Senão o verão vai ser uma seca.

E por falar em seca, está um calor do catano...só me faz lembrar incêndios! Longe, muito longe com eles!

Boca fechada

Sou muito melhor ouvinte que oradora. Aliás eu nem gosto muito de falar. Também dizem que escrevo muito melhor do que me expresso verbalmente. Lá está!
É uma das coisas que me importava menos de perder, a fala. Embora adore cantar. Há uns anos atrás cheguei a ter uns ataques de "mudez", quanto mais queria falar menos saía e ficava completamente bloqueada. Não saía uma palavra. Isso trouxe-me problemas, porque em alguns casos as pessoas pensaram que eu não estava  nem aí para a situação.
Mas sou capaz de estar horas a ouvir alguém falar. Sou aquela pessoa a quem toda a gente recorre para contar segredos, mágoas, tristezas, alegrias e problemas e nem precisam de pedir para guardar segredo, porque eu não conto nada de ninguém a ninguém.
Muitas vezes nem conto de mim. Por isso, guardo cá dentro só para mim, seja o que for. Vou enchendo e enchendo, até que um dia alguma coisa tem de sair e normalmente sai em forma de ataque de choro.
Hoje foi o dia. Apanhei-me sozinha e lavei-me em lágrimas.
Acaba por ser libertador combinado com a vista soberba que tenho da janela do meu quarto. Mais logo já isto tem passado (são exactamente 1h30), espero eu. E volto a ter aquele ar de que nada me abala, que todos estão habituados a ver.

Cristiano Ronaldo...pai?

Então não querem lá ver que o Cristiano Ronaldo teve um filho? Ou melhor, que uma qualquer mulher teve um filho dele.
Já tinha visto ontem à noite no Facebook e hoje diz que já está um pouco por toda a internet. Eu ainda acho muito estranho. Mais estranho e estupido, é a maneira como a coisa é anunciada.


"Cristiano Ronaldo É com muita alegria e emoção que informo ter sido recentemente pai de um rapaz. Por acordo com a mãe, que prefere manter o anonimato, o meu filho ficará confiado à minha guarda exclusiva. Sobre este assunto não prestarei quaisquer outras informações, pedindo a todos que respeitem o meu direito à privacidade (e o da criança), ao me nos numa matéria tão íntima."


Há qualquer coisa que me deixa com dúvidas, quer manter o anonimato mas vem contar para a internet e depois aquela parte do acordo com a mãe, parece que comprou o puto. Mas também me lembro de nos Incríveis ele ter dito que já esteve mais longe o vir a ser pai. Afinal o moço andava era preocupado com o nascimento do rebento, por isso, é que não deu uma para a caixa na selecção...desde que para lá foi!
Mas o moço ainda é ele próprio uma criança, vai-se meter numa coisa destas! Bem, como tudo se sabe neste mundo, fico a aguardar actualizações.

Até um dia


Quando não se tem a certeza do que se quer, é muito mais difícil saber que caminho seguir. 
É muito mais fácil desesperar e perder a esperança. Não há sonhos, não há objectivos, não à vontade.
O mundo parece quase sempre cinzento e sem graça. Não se vê uma única luz e o viver, é apenas sobreviver.
Sente-se o abandono da sorte e a amargura do destino...até um dia!
Um dia em que mude. Porque tudo muda...um dia!