Regresso às aulas

No meu tempo, as aulas nunca começavam antes do dia 20 de Setembro e começavam sempre à segunda-feira. Se 20 calhava a uma segunda-feira, era quando começava. Se calhava 21, era quando começava, se calhava a 22 era quando começava, ...nunca ultrapassando o dia 25, normalmente.
Tive sempre turmas que em média tinham 30 alunos. Cheguei a ter uma turma com 32 alunos. Nunca chumbei. Quem era burro, era burro, quem era inteligente, era inteligente. Os professores quando davam matéria era para todos.
Do 7º ao 9º ano estive inserida numa das piores turmas da escola, em que alguns dos alunos tinham mais 2 ou 3 anos do que eu. Mais uma vez, nunca chumbei, nunca tive negativas no final do período, era aliás das melhores alunas da turma. Quando alguém se portava mal, os professores mandavam para a rua e eles iam. Quando se recusavam, chamava-se alguém do conselho directivo, e assim que essa pessoa aparecia, era vê-los sair de cabecinha baixa. E só faziam fita com os professores mais novos, com os outros nem se atreviam.
A minha escola tinha carências. Faltavam materiais e algumas obras. Mas sempre tivemos aulas, sempre fomos para a escola.
Comecei anos lectivos sem os professores todos. Mas eles chegaram, deram a matéria e eu passei de ano.
No 8º ano tive três professores de Matemática. Tive a matéria toda e acabei o ano com 4 valores.

E então, perguntam vocês? Então que estou tão fartinha das queixinhas a cada novo ano lectivo. Os meninos coitadinhos não podem nada, o Ministro da Educação é um pulha, os professores são uns coitadinhos, bla bla bla.
Vão mas é para a escola ensinar e prender!

Sai da toca Zé

O que tenho a dizer sobre a "libertação" de José Sócrates?
Que já estragaram a festa do Avante aos comunas. Isso não se faz, pah! Agora não vão falar de outra coisa durante uma semana.
Quanto à selecção, até lhe fizeram um favor. Nem se deu conta que perdemos mais uma vez com a França.
Como dizia a minha avó, uma desgraça nunca vem só.