Greve!

É no mínimo ridículo uma pessoa estar 6 meses ou mais à espera de uma consulta, saber que vai haver greve exactamente nesse mesmo dia, ainda assim tomar a precaução possível de telefonar para o hospital/centro de saúde, as pessoas do outro lado dizerem que tem a consulta, que não têm indicação de que o médico/enfermeiro/auxiliar vá fazer greve e chegar lá e não ter a consulta, porque um destes senhores (ou todos) fizeram greve!
É andarem a brincar com as pessoas. Desde que se sabe que vai haver greve, que quem fez greve sabia que a ía fazer!

Nas escolas é a mesma coisa. No meu tempo quando havia greve, nós alunos sabíamos sempre. Os professores, nem que fosse por entre dentes diziam-nos que não vinham, para não termos de nos levantar cedo (no meu caso às 6h da manhã para entrar às 8h20, porque andava numa escola longe de casa e aproveitava a boleia do meu pai) e bater com o nariz na porta. Aliás, nunca chegávamos a bater com o nariz na porta, porque nunca houve adesão total a nenhuma greve.

E depois gostam muito de fazer greves à sexta-feira. Curioso...

Infelizmente no meio de tantas queixas e de tanta contestação, acho que ainda se podem dar ao luxo de ficarem sem um dia de salário.
Há anos que se fazem este tipo de greves, até hoje não vi que dessem em nada. Que tiverem realmente alterado o rumo das situações. Acho que já está na altura de inventarem uma nova maneira de luta, que não prejudique sempre os mesmos: as pessoas que precisam de ir trabalhar e não têm transporte, as pessoas que precisam de tratar de coisas importantes para a sua vida pessoal ou profissional, as pessoas que não têm onde deixar os filhos que não têm aulas, as pessoas que precisam de um médico há meses e quando o conseguem, não o têm lá!

Compreendo que no meio disto tudo hajam pessoas que realmente têm razões para protestar e que têm todo o direito de o fazer, mas há pessoas que enquanto funcionárias do público, ou seja de todos nós, também têm deveres, só com a diferença de que durante muitos anos tiveram muitas regalias.

E pronto, já podem começar a apedrejar-me bloguísticamente como está tão na moda, que é para o lado que durmo melhor, como felizmente faço sempre.

1 comentário:

Qualquer coisinha, prometo ler com toda a atenção =)