Esta gente sem Facebook já não é nada

Ontem foi o meu aniversário (ah, olha para ela a ver se alguém lhe dá os parabéns), e resolvi fazer um teste. Fui ao facebook e deixei de ter o meu aniversário como visível para os meus amigos.
Resultado: NINGUÉM ME DEU OS PARABÉNS! Nem uma única pessoa, nem os primos, nem os amigos mais chegados.
Eu já suspeitava disto, mas queria só ter a certeza. Não me fez mossa, até porque eu  ando com um humor de cão e quero é que se lixe o mundo inteiro, mas confesso que de duas ou três pessoas, esperava qualquer coisinha. E não me venham cá com coisas, que eu sei de cor os aniversários da família e amigos. O resto não me interessa, são só conhecidos. Enfim, lembraram-se os tios, a afilhada e uma amiga (curiosamente, tudo gente sem Facebook).
Pois é, as pessoas já não passam sem o amigo Facebook para as lembrar das datas de aniversário, e são até capazes de desejar os parabéns ao Manel Pancrácio que não conhecem de lado nenhum, mas à prima com quem cresceram, népia!
Isto anda bonito, anda. Qualquer dia até têm uma aplicação no telemóvel que as lembra de irem à casa de banho cagar...e limpar o rabo a seguir.

5 comentários:

  1. Fiz o mesmo há dois anos. Desde então que só família e mais quatro ou cinco pessoas é que me desejam um feliz aniversário.
    A questão é que eu me sinto melhor assim. Lembro-me de ter centenas de notificações de pessoas que não conhecia de lado nenhum e às quais sentia a obrigação de responder. Assim, fiz uma limpeza profunda ao facebook (tenho pouco mais de 100 amigos adicionados) e retirei qualquer informação que não fosse estritamente necessária.
    O próximo passo, assim que termine a faculdade e deixe de precisar daquilo, é apagar o raio do perfil uma vez que não vejo que benefícios poderei retirar daquilo quando já não precisar de consultar a página da minha turma da fac.
    O facebook é uma prisão, é uma coisa tipo revista Maria em formato digital - toda a gente sabe tudo, menos o que interessa.

    A propósito... parabéns atrasados! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu circulo de amigos também ronda os 100, e o facebook para mim começou como uma maneira de me manter em contacto com uns familiares e amigos que foram para fora do país. Hoje em dia, continua a servir para isso. E estou dias, às vezes semanas sem lá ir.
      E fico feliz por saber que há uma jovem que não depende do facebook. Boa miúda ;)
      E obrigada pelos parabéns.

      Eliminar
  2. Primeiro, parabéns :)
    Segundo, é realmente triste o que se vê hoje em dia, dá-se os parabéns a pessoas que nem se conhece (já para não mencionar que se adiciona toda a gente que aparece) e não se lembra de quem é realmente importante. Enfim, são os tempos modernos...

    ResponderEliminar
  3. Eu uso o facebook para 3 coisas:

    - lembrar-me do aniversário de certas pessoas com que não lido tanto, mas que quero dar os parabéns (não são assim tantas, mas ainda são algumas);
    - organizar eventos (isto é o best que o face tem);
    - serve de agenda eletronica;

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, antes de mais =).

    É verdade, lá se foi o tempo em que quem dava os parabéns era porque efectivamente se lembrava. Mas também é como dizes, depois há os que dão os parabéns a todo o mundo, mesmo que não vejam as pessoas em causa há 20 anos e não se falem desde então. Isso para mim não faz sentido nenhum.

    Eu sou como tu e lembro-me dos aniversários de quem gosto, mas sabes, acho que há pessoas que dão menos importância a aniversários do que outras, e não é por isso que não gostam de nós.

    ResponderEliminar

Qualquer coisinha, prometo ler com toda a atenção =)