25 de Abril de 1974


A maior parte da história que eu conheço do 25 de Abril, foi-me contada pelo meu pai. Ele sabe aquelas coisas que muito poucos sabem, como por exemplo, que o 25 de Abril começou bem antes, sendo que ele foi avisado e na altura como andava na tropa, pediu licença e não estava de serviço. No próprio do dia, foi até ao centro dos acontecimentos e viu tudo do cimo de uma paragem (aparecem imagens dessa altura na televisão, mas nunca consegui distingui-lo). Na verdade, o meu pai viveu muitas coisas interessantes enquanto andou na tropa, ele que foi motorista do Otelo Saraiva de Carvalho.

A revolução lá se fez, o povo passou a ter melhores condições, a liberdade foi ganha, a ditadura caiu. Mas o que é que as gerações futuras fizeram com isso? Como é que as pessoas lidaram com a liberdade que alguns conquistaram? Porque é que depois de saberem o que era, hoje em dia há quem prefira aquele tempo, em que não se podia discordar do regime, mas se tinha emprego?

Eu não queria de todo um tempo em que não tivesse direito a votar, a expressar-me livremente, a vestir-me segundo a minha vontade, a poder até chamar manso ao senhor primeiro ministro. Mas o país está num estado deprimente, e isso, foi visível na maioria dos discursos feitos hoje nas comemorações. Chamaram-me à atenção particularmente o do Aguiar Branco e a sua citação de Lenine e a daquele senhor, que mencionou os actuais três D’s: Dívida, Défice e Desemprego.

Não me parece que tenha sido para o país estar onde está, que os capitães de Abril lutaram. Não me parece que tenha sido apenas para haver um feriado e a malta não ir trabalhar. Não me parece!

5 comentários:

  1. Bom dia Andie. Sobre o 25 de Abril também escrevi ontem. O pessoal não ligou muito porque foi a um domingo, mas gostei de saber que também tens uma opinião sobre o 25 de Abril convergente com a minha. O meu tambem combateu no ultramar, e para quê? Foi o grande erro do antigo regime nao libertar territórios q nao tinham nada haver connosco. Ganhamos a "liberdade" e bem pouco mais que isso. Em muitos aspectos estamos muito pior que nesse tempo, especialmente a nossa dependência ao estrangeiro.

    ResponderEliminar
  2. Tocaste na ferida. As pessoas queriam tanto melhorar de vida e agora isto está tão mau que para melhorar nem se importavam de voltar a esses tempos... :s

    ResponderEliminar
  3. O que é necessário é outro 25 de Abril. Este país chegou a um estado em que as coisas já não se resolvem com uma mera evolução, mas sim com uma revolução.

    ResponderEliminar
  4. Eh pa foi 25 de abril e eu nem dei por ela ... shame on me...

    ResponderEliminar
  5. A minha avó passa a vida a dizer isso, cada vez que a minha irmã se queixa que não consegue encontrar emprego. Que aquilo era saires de um sitio e no proprio dia, arranjavas logo trabalho. Bons tempos diz ela, que se não se metessem nessa coisa da politica, as pessoas até viviam bem. Até porque ninguém pensava em comprar carros, sair à noite ou andar em centros comercias. Eram felizes assim. Palavras dela, mas a minha mãe diz que muito sabias.
    Eu acho que isto está muito mal, mas que só se resolve se a malta realmente se unir. O Aguir Branco tem razão.

    ResponderEliminar

Qualquer coisinha, prometo ler com toda a atenção =)