Vamos o quê?

Recebi um mail na sexta-feira com o titulo "Vamos pôr a palavra Mudasti no dicionário". Ora o que é isto? Muito simples. Como já devem ter notado anda para aí um anuncio do Nestea, para a malta se juntar ao Movimento Mudasti no Dicionário. Eu fui ao site e entre outras coisas, vi que há uma secção chamada Lixionário, em que a malta vai lá e escreve palavras que achem completamente estúpidas e inúteis, para que a palavra mudasti tenha assim mais espaço para si. E não é que aquilo já lá tem umas quantas palavras que não lembram ao diabo? Já me fartei de rir, porque as pessoas têm de explicar o motivo de terem escolhido tal palavra. Ficam aqui alguns exemplos:


- Antino
Definição que se encontra no dicionário - adj: que contém flores
Justificação original para explicar a palavra: Se é para pôr flores, é vaso, jarro ou canteiro. Antino não faz falta.

- Merdícula
Definição que se encontra no dicionário - que se desenvolve nos excrementos, diz-se especialmente de uma formiga que põe ovos em bostas.
Justificação original para explicar a palavra: Pensei que para isso já tínhamos a palavra políticos.

- Púrrio
Definição que se encontra no dicionário - Bêbado
Justificação original para explicar a palavra: Já basta estar bêbado, não é preciso chamar nomes.

Meus amigos isto até é giro e tal, mas tenham lá juizo. Isto com o acordo ortográfico já ninguém percebe nada, tenho para mim que o acordo foi criado por alguém que não sabia escrever "acção", "direcção" e outras palavras que tais, então vai de inventar que a partir de agora vai ser assim sem como eles querem. E depois criou aqueles momentos em que os pais vão tentar ajudar os filhos com o tpc e pensam "Oh não, o meu filho é uma nódoa a português! Tantos erros!" e afinal não.

1 comentário:

  1. Pois é. Eu às vezes já nem sei como escrever... Quando andava na primária era uma craque, tinha sempre 0 erros, mesmo nas complicadas, só me lembro de uma ou outra vez ter ficado lá um cadinho do intervalo a fazer 10 x cada erro e foi um no máximo. Com o passar dos anos fui ficando burra e dou cada pontapé na gramática... Autch! :s

    ResponderEliminar

Qualquer coisinha, prometo ler com toda a atenção =)